Páginas

26 de out. de 2009

Meu pai: meu grande exemplo

Emprestando a expressão da Eve, IMPOSSÍVEL DEFINI-LO EM PALAVRAS. Também é impossível enumerar suas qualidades. Sinto que aquilo que me cabe talvez seja exprimir a minha admiração por ele e por um grande feito que tive a graça de, como filha, acompanhar: a construção de um grande exemplo.
Exemplo não significa perfeição, não acredito na perfeição. Acredito na busca incessante dela. O exemplo serve, inclusive, para não repetir erros.
O caráter era, indiscutivelmente, a primeira característica que meu pai buscava nas pessoas. Caráter é tudo. Concordo com ele. As atitudes, os juízos, os ideais, estão todos intrínsecos ao caráter. Exemplo de caráter? Conheci, em toda a minha vida, poucos homens tão fiéis ao seus ideais quanto meu pai. Entretanto, acredito que o melhor exemplo que recebi é que nada vale sem pôr em prática: ele lutou, até o fim, em todas as instâncias, com todo vigor, pelos seus ideais. Sempre amparado pelos seus princípios e valores.
O conhecimento sempre foi de extremo valor para ele. Quando deu um livro de presente para Eve, escreveu "Adquirir conhecimento é como encontrar a luz quando se está nas trevas. Dominar o conhecimento é a expressão máxima de poder que o ser humano dispõe. É contudo na aplicação prática do conhecimento que se distinguem os humanos, uns dos outros". E ele fez isso. Ele pôs em prática. Estudou, leu muito, escutou bastante. E foi além, dividiu a sabedoria sempre que encontrou oportunidade.
Família é muito mais que laços genéticos. É união, fortalecimento e alegria entre pessoas que se amam. Um bom homem, certamente, será um bom filho, que retorna às origens, valorizando e oferecendo sua gratidão. Bom marido, enamorando-se a cada dia, dedicando seu amor, amizade, companheirismo e respeito pela esposa e pelo casamento. Bom pai, educando, aconselhando, assistindo, dando bons exemplos e, às vezes, esperando que os filhos caiam, para mostrar-lhes que as cicatrizes são, muitas vezes, fontes de aprendizado, depois fazendo os melhores curativos para todas as dores.
Uma das alegrias que me irmã pôde desfrutar e eu não, é ter sido colega profissional do nosso pai. No entanto, a postura profissional que meu pai demonstrou todos esses anos é um exemplo muito além da advocacia ou do direito. Responsabilidade, honestidade e ética somados a trabalho árduo, conhecimento e gosto pelo ofício resulta em um bom profissional. Talvez não garanta voluptuosas fortunas, mas, como dizia meu pai "nada melhor do que deitar a cabeça no travesseiro e dormir em paz".
Ele está em paz. Pois foi ao encontro do Criador com as mãos cheias de boas ações. Aprendi com o meu pai e tive como exemplo sua vida, entre outras coisas, que não adianta não fazer o mal, é preciso fazer o bem.

Comentários
11 Comentários