Páginas

27 de jul. de 2011

Você é amigo?

Existe alguém que não queira se sentir amado, protegido ou importante para aqueles que lhe importam?
O pelo branco com malhas marrons está ansioso para sentir o afago de carinho, carregado de amor. O fuço marrom espera a chance de sentir a mesma proteção que oferece ao dono quando precisar. Os olhos verdes estão ávidos para ver um futuro diferente da pequena história que já viveu. Esse filhote sofreu maus tratos. Foi levado ao médico veterinário para receber tratamento e agora já está recuperado. Depois de um início tão difícil, ele merece um recomeço e ser o melhor amigo de alguém que queira se sentir amado, protegido e importante, pois é o que ele tem a oferecer.
Esse "amigo canino" - ele ainda não tem nome - é um exemplo de um crime recorrente no país. Sim, é crime mau tratar animais, previsto na lei 9.605/98 (para quem quiser conhecer o texto da lei completo é só clicar aqui). Está bastante claro que mau tratar os animais é crime e punível:

Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:

Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

§1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
§2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.
É comum ouvir reclamações que os criminosos estão soltos, que no Brasil bandido não vai para a cadeia, que a impunidade é a regra no país. E será assim enquanto a sociedade não se manifestar para que as coisas mudem. Se você conhece algum caso de maus tratos, denuncie. Somente através de denúncias e da posterior punição de quem infringir a lei é que essa realidade poderá ser transformada. E denunciar é simples. Procure a polícia e noticie o crime. Vale o ditado popular "quem cala, consente": não dá para ficar quieto e se transformar em um criminoso por omissão.

Amigo canino: eles não conseguem se proteger sozinhos, por isso, denuncie casos de maus tratos.

Amigo canino: quem comete um crime contra um animal indefeso?

Amigo canino: quem nega ajuda a um amigo?

Amigo canino: olhar em frente e esquecer o passado, ele merece um recomeço. 

Amigo canino: à espera do seu melhor amigo.
Comentários
5 Comentários