Páginas

11 de fev. de 2010

Ler é sinônimo de saber escrever?

Quando escrevi o post anterior, tinha mais um assunto que queria abordar e acabei deixando passar: a reforma ortográfica. Tempos atrás, estava na casa da minha mãe e assisti um DVD sobre a a reforma (a Eve ainda não tinha nem tirado da embalagem, que vergonha! Na verdade, vergonha minha que não comprei um, ela já tinha um em casa...) e confesso que não consigo lembrar das novas regras quando estou escrevendo. Fui muito boa aluna no colégio, ainda mais de português, visto pela carreira que escolhi. As regras estão bem gravadas na minha memória e não está fácil substituí-las.
Sei que se aprende a escrever bem quando se lê com frequência bons textos. Não sei até onde isso se implica em verdade, mas os livros que li nos últimos meses ainda são de edições anteriores à reforma. Leio notícias todos os dias, o que facilitaria também, não fosse o péssimo hábito de jornalistas e editores de "esquecerem" as correções ortográficas e se preocuparem demais com o teor do que foi publicado (nunca se pode esquecer que quem sustenta os meios de comunicação são as publicidades). Aí, pensei "e os blogs que eu leio? podem ajudar bastante!". Não sei, não.
Há alguns meses parei de ler o blog da Cristiana Lobo. Sem nenhum motivo, só não tenho sentido aquela vontade, sabe?! Pois então. Como escrevi sobre política na comunicação (o fato de ninguém da imprensa comentar a internação do presidente em um hospital particular), resolvi hoje dar uma olhada lá e ver o que ela disse a respeito no blog (na Tv ela não disse nada além do que foi veiculado nos demais jornais da Rede Globo). Sem surpresas, realmente ela só escreveu a respeito da situação da saúde do presidente. Fui olhar os comentários do texto e percebi que muitas pessoas também se incomodaram com o fato do presidente não experimentar os serviços oferecidos pelo SUS.
Agora vem a decepção: quantos erros de ortografia nos comentários! Não apenas nos comentários do texto em questão, dei uma rápida lida nos comentários dos outros textos e a decepção só foi crescente. É uma surpresa para mim porque se a máxima que apresentei ali em cima, coisa que meus pais sempre me ensinaram e as professoras da escola também, e, reconhecidamente, a Cristiana Lobo escreve muito bem, como as pessoas escrevem tantos erros ortográficos logo no blog dela? Subentende-se que tenham lido os textos para falar a respeito, não? São erros grotescos. O internetês dificulta uma escrita correta, mas aqui não estou me referindo as manias de escrever sem acento (coisa que eu faço no Msn, Orkut, Twitter e e-mails pessoais..), estou dizendo de "impreção", "atraz", "vever". São só alguns exemplos...
Ler muito é, para mim, fundamental. Não vou deixar de ler porque a tese que aprendi não se aplica a muitos. Vou enriquecer o espírito ainda.
Deixando claro: não julgo ninguém pelos erros e não fico analisando ninguém. É só uma questão que eu estava pensando. Comente sem receios, não sou professora de português que leva trabalho para casa!
Ah! Não posso deixar de comentar que muitos textos estão corretamente escritos. Pelo menos até onde eu sei de ortografia...
Comentários
2 Comentários