Páginas

12 de out. de 2008

Como é bom... estar em casa!

Eeeeeeee civilização!!!!
Não que eu esteja em uma megalópole, mas tem carro (leia-se trânsito), gente, movimento, Mac, Subway...
Cada vez que saio para a viagem "de volta para casa" penso na mesma coisa: assim que eu entrar na cidade vou abrir a janela para sentir o cheiro e ouvir aquele barulho" e assim faço! Na hora de ir embora faço o contrário, não quero ter a sensação de que estou deixando tudo que eu gosto.
Tudo mesmo. Aqui está a minha família que amo demais!!! Tem amigos maravilhosos que nem sempre reencontro, mas só de saber que estão aqui, pertinho de casa já é muito bom. Aqui tem aquele jeito de cidade pequena, mas já está bem grandinha. Tem carros, com um trânsito que maluco. Tem... o que eu gosto tanto daqui?!
Ontem fui na cachaçaria com o Orelha e ele falou (como sempre) "Cascavel tá igual, sempre a mesma b**** (pq eu censurei??!?!), quero ir embora". A Bia fala o mesmo quando encontro com ela, agora está um pouco diferente: "Não volto de jeito nenhum". Por que EU quero voltar? Por que EU defendo tanto essa cidade? Por que EU, que já reclamei tanto, tenho essa saudade daqui?
Ainda não sei ao certo a resposta, só sei que (por enquanto) esse é o meu lugar. Quando estou aqui, sinto que estou em casa, sinto que sei onde estão as coisas (por mais que já não sabia tanto, ontem quase não encontro a cachaçaria!!!), sinto tranquilidade. Talvez, segurança (irônico, aqui é bastante violento).
Morei por muito mais tempo em São Miguel, mas tenho a impressão de que voltar para casa é chegar em Cascavel mesmo.
Será que algum dia, depois de ir embora, eu vou pensar isso de Guarapuava?
Por enquanto, acho difícil.
Muitas coisas lá incomodam (muito). Acredito no progresso, no desenvolvimento e no intercâmbio de conhecimento e de cultura. Coisas muito diferentes do que encontro na rotina guarapuavana. Mas esse tempo por lá não é perdido. Conheci gente interessante, fiz bons amigos, aprendi muito (principalmente aquilo que eu não quero para a minha vida), estudo bastante. Tudo é válido, no entanto que seja aproveitado. E, como diz o Léo, "Guarapuava é um lugar de reflexão. O tempo que você passa aqui, você pensa na vida (toda), no que você fez de certo, de errado. É o momento de refletir a vida" (risadas).
Guarapuavanos: isso não é ingratidão. Sou muito grata aos que me receberam aqui, aos que, sempre atenciosos, me atendem quando preciso, aos que hoje são meus amigos (e que levarei para toda vida). Talvez o problema não seja a cidade e, sim, eu. Eu não me adaptei ao estilo de vida guarapuavano e acho que nunca vou me adaptar. Fazer o que? Estudar e aguentar as diferenças com uma cidade inteira até pegar o meu diploma e dizer "Rá! Ganhei! Eu to indo para a minha civilização!"
Lembrando que aqui não é o que se pode chamar de exemplo de grande cidade, mas caminha para tal. E isso é o que importa: o futuro, o amanhã! Eu serei mais uma "menina aí, com um diploma" e preciso de mercado!
Essa semana recebi com tristeza a notícia que uma pessoa super querida precisou abandonar os sonhos e voltar para a cidade de origem por falta de oportunidade em Guarapuava. Fiquei realmente triste. Não posso dizer do trabalho dela porque não conheço, mas não ter nenhuma oportunidade para quem está com vontade verdadeira de trabalhar é difícil, né?! Qualquer um pode passar por isso, em qualquer lugar, o problema aqui é que o motivo é um só: a falta de idéias progressista, desenvolvimentistas em Guarapuava.
Outros amigos também estão indo embora e não, eles não estão se formando. Decidiram abandonar a faculdade para "tentar a vida" em outro lugar.
Ontem, na conversa com o Orelha, respondi ao comentário que citei lá em cima: "Ah Orelha, você fala isso porque não mora em Guarapuava!", será que é essa a resposta?
Espero que não. Porque se for, ficarei decepcionada. Comigo.
De qualquer forma, ainda tenho mais de 2 anos para descobrir a resposta. E se não descobrir, não tem problema. Não tenho medo de risco. (risadas).

**** O post sobre estar "em casa" de verdade (relaçao ao outro post, lembra?) só vou escrever semana que vem, porque estou na casa dos meus pais, mas sozinha, entao, só semana que vem!
Comentários
2 Comentários