Páginas

21 de ago. de 2012

"interrompemos nossa programação..."

Hoje começou o horário eleitoral gratuito. Estou para conhecer quem goste de ouvir "interrompemos nossa programação para transmitir o horário eleitoral gratuito".
Busquei no google sobre o assunto e encontrei no site da revista Mundo Estranho uma pergunta muito interessante: "O horário eleitoral é gratuito mesmo?". Vou copiar e colar a resposta:
Não, não é. Os partidos políticos não pagam nada pelo espaço cedido pelos meios de comunicação, mas não pense que as emissoras arcam com todo o prejuízo. "De acordo com a lei, 80% do valor que a empresa iria receber, caso o espaço publicitário fosse vendido, pode ser deduzido do Imposto de Renda dela", explica Walter de Almeida Guilherme, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. É como se o governo pagasse boa parte dessas despesas. "Os 20% restantes seriam uma contribuição das emissoras para a democracia. Como são concessões do governo, as emissoras têm obrigações perante o poder público", diz Alexandre Rollo, advogado especialista em direito eleitoral.
Na 9.504/67 é art. 99 que se refere ao direito de compensação das emissoras de rádio e tv pelo tempo cedido ao horário eleitoral. Quem quise conhecer, clique aqui.  
Mais uma busca no google e mais um resultado interessante. Encontrei uma pesquisa de C. Alexandre A. Rocha e Eurico Antônio G. C. dos Santos em que foi analisada a correlação entre o tempo de exposição no horário eleitoral gratuito e a probabilidade de vitória. Achei um pouco difícil para entender, mas vale a pena a leitura.
Entre as chances de ser ouvido no rádio ou assistido na tv e a vitória no pleito eleitoral há um longo caminho. Por mais que as equipes de campanha se esforcem, acho os programas são chatos e tediosos. São trinta minutos perdidos. 
Como perdidos se é nesse momento que os candidatos vão contar suas propostas e você poderá escolher o que quer para o futuro? É isso mesmo. Nesse horário, o ideal é que estivéssemos atentos e nos concentrássemos em escolher as melhores propostas. 
Não concordo em escolher candidato pela pessoa, pelo nome. Gosto de procurar sua história, seu partido (e aqui é super importante dar uma olhada no Estatuto) e seus parceiros de política. Depois disso, preciso saber suas propostas. Para quem ainda não conhece, sugiro que corra lá no DivulgaCand! Lá todos podem conhecer as propostas dos candidatos a prefeito e vice, pelo menos.
Eu realmente prefiro ler e guardar o arquivo com todas as propostas da campanha no computador. Acho melhor do que ter que ficar assistindo candidato pegar criança no colo e abraçar pessoas. Acho mais simples e direto, assim não corro o risco de me distrair do que realmente me interessa: as propostas.
Comentários
0 Comentários