Páginas

17 de set. de 2012

Entre propostas, apoio político e história, tenho que decidir o meu voto

Faltam 20 dias para a eleição e preciso decidir o meu voto. Sou eleitora do município de SMI e como já escrevi aqui no blog, estou indecisa entre 2 candidatos. Li os planos de governo de cada um e fui perguntar nos grupos das coligações sobre alguns temas. Recebi as respostas e agora é minha parte avaliar o que eu acho que será melhor para o município nos próximos quatro anos. Mas é claro que os aliados políticos e o histórico dos candidatos fazem diferença nesse processo. Afirmo que não são as únicas fontes para a minha decisão, mas também considero esses elementos. 
Vejamos primeiros os aliados. Como já afirmei, existem pessoas que eu gosto e que eu não gosto dos dois lados. Só para demonstrar, entre as pessoas que gosto e respeito tem um "peso pesado" em cada  lado: do Claudio Dutra está o Albino Bissolotti; do dr. Nélio está o Luiz Elias Bongiolo. Em outras campanhas, estive com ambos do mesmo lado. São pessoas que respeito muito, que têm uma história política em SMI. E, além da relação com a política, tenho estima pessoal por ambos. Porém, não posso decidir só pelo apoio político, certo? Se assim fosse, carregaria a indecisão até o dia da eleição. São dois "pesos pesados"! Além, é claro, que na campanha ainda existem os que considero "pesos negativos" que prefiro não expor aqui.
Quanto ao histórico, complica ainda mais.

O dr. Nélio foi vice do Eli e quando o prefeito renunciou, assumiu o cargo. Tem sua história de coisas boas e coisas ruins, esteve lá para fazer coisas que o povo gostou e que julgou bom para o município e também esteve lá para fazer coisas que o povo não gostou e que não julgou bom para o município. É assim que funciona. É preciso colocar os dois lados na balança e ver qual lado pesa mais.
Sobre o Claudio Dutra tem uma coisa que eu acho interessante. Tem muita gente falando de novidade, de renovação. Mas ao meu ver, ele é político e já tem um histórico. Então, pode ser novidade para o cargo, mas não é novidade política. O Claudio foi vereador, já ocupou cargo político eletivo. Ocupou também o cargo de presidente da Câmara de Vereadores de SMI em 2005/2006. Por isso, também devo olhar para a sua história. Ele também esteve lá para fazer coisas que o povo gostou e que julgou bom para o município, do mesmo modo que o inverso é verdadeiro. Realmente eu não concordo com essa titulação de "renovar", de "novo". Pode ser melhor ou não para SMI, mas novo,  penso que não é.
Acompanhando a corrida eleitoral pelo Facebook, vejo que sobre a história do Nélio sempre tem alguma discussão. Nem preciso lembrar sobre o caso do fechamento do hospitais e outras discussões negativas. Do mesmo modo que não preciso falar sobre o ambulatório do idoso e outras discussões positivas. E do Claudio? O que temos? O que foi feito de bom e de ruim pelo Claudio enquanto vereador e presidente da Câmara de Vereadores do Município? Acho que essa discussão está faltando. 
Claro que eu não concordar com essa imagem de renovação não quer dizer que está errada. É a minha opinião. Acho que seria renovação se nunca tivesse chegado ao poder, se nunca tivesse recebido essa oportunidade. Mas não é esse o caso, por isso, tenho que olhar para o seu histórico também.
Não vou basear o meu voto apenas no apoio político, apenas no histórico dos candidatos, nem só nas propostas. Acho que é um conjunto entre todos esse elementos, colocar tudo na balança e avaliar o que penso - como eleitora - ser melhor para SMI. Um candidato ser novidade pode ser bom ou ruim. Mas, como penso (minha opinião, ok?) que ele não é novidade, preciso olhar para o seu histórico e colocá-lo junto na balança.
O fato da Câmara de Vereadores de SMI não ter um site com todas as informações importantes dificulta muito. Se existe, não achei. E afirmo isso não por morar longe. Quantas pessoas acompanham todas as sessões da Câmara? Quantas pessoas vão até no prédio público e enfrentam a burocracia para saber quais projetos cada vereador apresentou durante o mandato? Costumo acompanhar os sites da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Recomendo para todos. Lá podemos ver o que os políticos estão fazendo. Pelo menos uma parte. Ao menos, conseguimos saber os projetos que apresentaram.
Aqui em Guarapuava, a Câmara de Vereadores tem site. Posso acompanhar online as pautas das sessões. Saber os resultados das votações, ver a legislação. Tem a TV Guarapuava no mesmo site, onde tem entrevistas com os vereadores sobre os seus projetos de lei, por exemplo! Enfim, dá para acompanhar pelo menos algumas coisas.
E em SMI? Terei que ir até a Câmara de Vereadores para saber o que o Giovani Amboni, enquanto vereador, fez por SMI? Que projetos apresentou? Como atuou na fiscalização do Poder Executivo? Quais foram as frentes que mais atuou? Eu preciso saber o que ele fez, como atuou enquanto vereador para pensá-lo como vice-prefeito. Do mesmo modo que gostaria de saber como foi o Claudio Dutra enquanto vereador, que projetos apresentou, o que fez por SMI, como atuou na fiscalização do Poder Executivo, quais foram as frentes que mais atuou e como foi a gestão dele como presidente da Câmara para pensá-lo como prefeito.

Comentários
0 Comentários