Páginas

1 de set. de 2012

"Quem fala mal não faria melhor"

Eu li essa frase e suas variações diversas vezes nos últimos dias. Não preciso defender minhas posições, faço porque quero. Não critico porque acho legal. Até já escrevi no meu Facebook: eu não preciso de cargo político para exigir honestidade com o dinheiro público. Por isso, não venha com a ideia de que "quem fala mal não faria melhor". Sou cidadã, eleitora, pago os meus impostos e tenho direito de exigir moralidade na Administração Pública.
Se eu já publiquei isso, por que estou repetindo aqui? Não é porque, pelo visto, ainda tem muita gente precisando entender a minha posição. É porque a função dos eleitores na democracia está imperando nos meus pensamentos.
De acordo com aquela frase lá do título, temos que ficar conformados com qualquer migalha que os políticos nos derem? Seria mais ou menos como a defesa de um famoso político: ele rouba, mas faz. Aí temos que admitir que ele roube, no entanto que faça alguma coisa?
Primeiro de tudo, se alguém se candidata a cargo político é porque quer trabalhar com isso, certo? Por exemplo, se alguém se candidata para prefeito da cidade Y. Ele pode dizer na campanha que trabalhará pela saúde, pela educação, pela segurança pública, pelo desenvolvimento econômico e social de Y. Até aí ele não falou nada que não seja obrigação dele. O que importa é como ele fará isso. Por isso, penso que cobrar, exigir que faça bem e melhor é dever do povo. A gente paga o salário deles, a gente paga o dinheiro que eles estão investindo aqui ou ali. O patrão aqui deveria ser o povo.
Mais ou menos assim: você tem uma loja de roupas. Contrata um funcionário como vendedor. Se ele vender estará fazendo grandes maravilhas, algo excepcional? Ou estará cumprindo sua função e estará recebendo para isso? Vale comemorar quando o seu funcionário passou quatro anos recebendo salário, só vendeu 1 camisetas e ainda deu 90% de desconto? 
Se você vai encontrar um funcionário melhor? Não sei. Mas você vai esperar quatro anos para chamá-lo para uma conversa?

Comentários
0 Comentários