Páginas

25 de set. de 2012

Sou Claudio ou sou Nélio? Posso ser Dilmar?

ONDE ESTÁ O MEU INTERESSE...
Não tive qualquer interesse escuso para qualquer publicação que fiz no período eleitoral ou em qualquer outro. Não tive e não tenho. Li comentários do tipo "quem acusa tem algum interesse" quando eu publiquei sobre o Polita. Se usarem o ditado "se a carapuça serviu...", aviso: esse negócio de indireta não é comigo, não gosto, mas entendo quando acontece.
Não tenho interesse em acusar ninguém. O que ganho em acusar o Polita de alguma coisa? Nada. Assim, simples: N-A-D-A. E eu não acusei, apenas li e escrevi sobre as decisões judiciais, relatórios ou denúncias, emiti a MINHA opinião no Facebook e em alguns textos claramente opinativos aqui. Como eu, particularmente, ganho nessa história? Acho que tanto eu quanto o povo de SMI só saímos perdendo porque esses documentos têm a ver com os cofres públicos.
SOU CLAUDIO OU SOU NÉLIO?
Tiveram outros comentários e mensagens in box hilários que também recebi nesse tempo: "tá na cara que você é Claudio pq não diz?" (sic) ou "se você é Nélio porque não assume logo?". Primeiro, não sou Claudio, nem Nélio, sou Monique Hellen Paludo e não pretendo mudar de nome nem quando casar. Nem como eleitora de qualquer um dos dois deixaria me cegar por preferência eleitorais. 
Não tenho qualquer vínculo com candidato, partido ou coligação. Mesmo quando decidir o voto, não pretendo abandonar o censo crítico, me agarrar a uma bandeira e sair esbravejando contra qualquer coisa que acusarem o tal candidato. Decidir o voto não é colocar uma venda sobre os olhos.

CADA UM VOTA EM QUEM QUISER
A decisão do meu voto é minha e só. Estou escrevendo, mas lê quem quiser, concorda quem concorda e discorda quem discorda. Todos têm espaço para se manifestar nos comentários, só precisa de um perfil no Facebook. E cada vota em quem quiser e pronto. Eu gosto de debater, de perguntar. Se você não gosta, ok! Agora, se colocou sua opinião e alguém perguntou algo a respeito, não é porque você ficou doído que os outros estão impondo qualquer coisa. 
Se você quer votar no Fulano, vai lá e vota. Mas se você quer debater e conversar sobre o Fulano, podem existir pessoas que perguntem sobre a sua opinião. Você decidiu isso e não quer expor os seus argumentos? Então não exponha. Mas não diga que quem pergunta está coibindo opiniões contrárias. Admita que é você que não quer expor seus argumentos. 
NÃO NEGO VOTO SÓ PARA OS FICHAS SUJAS
Agora que mudou o candidato da Coligação São Miguel de Coração eu não tenho mais a justificativa do ficha suja para não inclui-los na minha indecisão eleitoral? Não, não tenho. Eu não voto em ficha suja. Mas como poderia pensar em votar em uma coligação onde estão fechados só entre os seus? Não há espaço para perguntar, para conversar. E isso não é exclusividade da família Paludo - que até teria alguma explicação nas queixas-crime que meu pai já apresentou contra uma galera de lá, rolou processo e teve gente condenada. Porém, encontrei outros excluídos. Gente que só perguntou, que questionou alguma coisa. Se durante a campanha estão excluindo as pessoas por perguntarem, o que será da prefeitura depois? Só os correligionários poderão transitar por lá? Não, isso eu não quero. 
E, como já expliquei aqui, além das propostas, avalio o histórico dos candidatos e o apoio político. O histórico até que vai bem - com a exceção da denúncia do MP sobre as diárias. Mas e o apoio? As pessoas que os cercam? Nem vou começar a lista e tão pouco preciso citar os nomes. De qualquer forma, respeito quem apóia e votará nesses candidatos. Por incrível que pareça, mesmo no fanatismo de SMI, tenho bons amigos eleitores do Polita e sempre convivemos bem com nossas diferentes opiniões.
Ainda que não tenha mudado a minha posição de eleitora, penso que essa mudança pode imprimir significativas alterações na estrutura política de SMI.
VOLTAR PARA A MINHA TERRA
Enquanto escrevia esse texto, recebi uma mensagem in box no Facebook que achei engraçada. Não vou identificar quem enviou porque não vejo motivo para isso: "vc acredita em td q o nelio posta? pq vc ta acusando o claudio de não participar do debate? volta pra tua terra" (sic). Respondi com respeito e seriedade, mas achei engraçada. 
Vamos por partes: 1º, eu não acredito e nem desacredito em tudo que qualquer pessoa publicar. Sou questionadora por natureza, sempre fui. Eu não acusei o Claudio Dutra. Eu li e fui perguntar se  era verdadeira a informação de que não ele não quis participar da entrevista na RPCTV. Não disse que ele não vai participar. Perguntei se ele não vai participar. Eu não preciso parar de acusar o Claudio porque nunca comecei. Nunca acusei ele de absolutamente nada.
Perguntei justamente para não formar opinião precipitada. Sem duvidar ou acreditar piamente na informação, prefiro perguntar direto para os envolvidos na história. Quero ler a resposta do Claudio Dutra e do Maurão Remor. E, caso seja isso, que eles, os candidatos, expliquem qual o motivo dessa decisão. Acredito que quanto mais informados estiverem os eleitores, mais consciente será o voto. E quantos mais meios e canais puderem fornecer informação, melhor. Mas, se eles se negaram a participar, devem ter alguma justificativa para isso. Até porque, pelo que acompanhei até o momento, os candidatos da coligação Rumo Novo Com a Força do Povo estão participando, respondendo e informando os que perguntam e se interessam pela campanha.
2º, a questão não é o debate entre os candidatos, mas uma entrevista. Cada candidato em uma noite recebido por um jornalista. Sou favorável ao debate, mas a questão que foi sobre a entrevista à RPCTV.
3º, minha terra é São Miguel do Iguaçu. Eu nasci em SMI. Tive meus motivos para ir embora e ainda tenho para me manter fora. Eu não moro em SMI, mas nem por isso SMI deixou de ser minha terra. Quem sabe algum dia consiga conciliar o trabalho, encontrar algum modo para exercê-lo em SMI e voltarei a morar na cidade. Todavia, agradeço e aprecio o convite!
Comentários
0 Comentários